Mais de 200 obras de Portinari são exibidas durante homenagem às mulheres em Brodowski

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (08/03), Museu Casa de Portinari exibe o vídeo “Mulheres de Portinari” e promove oficina de artesanato.

O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em convênio com a ACAM Portinari, irá homenagear as mulheres por meio da exibição do vídeo “Mulheres de Portinari”. Com imagens de mais de 200 obras em que Portinari retrata mulheres, a mostra pode ser vista até o dia 07 de março e é uma das atrações oferecidas pelo museu em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Durante a visita, o público poderá conferir também os afrescos e murais, nas paredes do museu, que envolvem figuras femininas, como as imagens na Capela da Nonna, as Cabeças de Mulata I e II e o retrato da socialite carioca Vera Veloso Borges. O retrato, em exibição na Sala dos Desenhos, tem neste período destaque especial com flores e laços simbolizando presentes do museu para todas as mulheres.

Segundo Cristiane Maria Patrici, gerente da instituição, essa é a forma que o museu escolheu para enaltecer as mulheres: aliar o tema ao trabalho do pintor. “Além de ser uma homenagem, essa exibição é uma forma de trazer para população um pouco mais de Portinari, que era um excelente retratista e tem obras espalhadas pelo mundo todo”, acrescenta.

Para completar a homenagem, 20 crianças de Brodowski foram selecionadas para participar de uma oficina de artesanato. Na atividade, que vai de 03 a 06 de março, as crianças aprenderão a decorar uma caixa de madeira, utilizando técnicas de decoupage e pintura. As aulas, ministradas pela designer Ana Cristina Meneghelo, serão divididas entre os períodos da manhã e da tarde e, ao término do curso, as crianças poderão presentear uma das mulheres que fazem parte de sua vida com o resultado do trabalho.

O Museu Casa de Portinari funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, na praça Candido Portinari, nº 298, centro de Brodowski. A entrada é gratuita.

“Mulheres de Portinari” e oficina de decoupage

Local: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298, centro – Brodowski – SP)

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h

Informações: (16) 3664-4284 (16) 3664-4284