opções de acessibilidade

Casa de Portinari promove exposição de objetos antigos que contam a história cotidiana de Brodowski (SP)

DATA    17/05/2024
Publicado por Museu Casa de Portinari

Feira de artesanato e atividades educativas também são destaques dos próximos dias

Divulgação/Museu Casa de Portinari

O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Brodowski (SP), promove uma exposição temporária de objetos que contam a história cotidiana do município paulista e de seus habitantes. A mostra está aberta à visitação até 16 de junho e tem entrada gratuita.
O museu tem uma programação repleta de atividades para os próximos dias, com feira de artesanato, visitas guiadas por meio do projeto “Família no Museu” e uma ação educativa que trata do processo de descrição e conservação do acervo da instituição. Confira, abaixo, todas as informações.

Exposição “Contando a História com Objetos”
A exposição acontece no “Galpão das Artes” e apresenta objetos antigos que carregam a história do município de Brodowski (SP). Segundo Matheus Maia, gerente do Museu Casa de Portinari, “a mostra permite o conhecimento do passado e a construção de uma identidade cultural conectada ao lugar que as pessoas vivem, despertando memórias afetivas e familiares de um tempo que ficou no imaginário de muitos munícipes”.
Preservados pelo casal Jesus Generoso Sciarretta e Ana Maria Sciarretta, os objetos revelam detalhes intrigantes sobre a cultura, tradições e modos de vida de gerações passadas. São quase 50 objetos entre telefones de disco, câmeras fotográficas, lampiões, relógios e ferros de passar roupas que funcionavam à brasa.
Ao explorar essa coleção cuidadosamente selecionada, o museu convida cada visitante a refletir sobre o desenvolvimento da sociedade e a apreciar a beleza e a singularidade dos objetos que moldaram as experiências de seus antepassados.
Data: até 16 de junho
Local: Galpão das Artes – Rua João Brisotti, 128, Centro, Brodowski (SP)

Feira de Artesanato
A feira de artesanato na esplanada do Museu Casa de Portinari acontece aos sábados e domingos. Grupos de artesãos locais apresentam suas produções e técnicas em trabalhos manuais expostos para o público na maior parte do dia. A atividade gera renda, incentiva o empreendedorismo, contribui para a inclusão social e promoção da cidadania.
Datas: 18 e 19 de maio (sábado e domingo)

Família no Museu – Atividades Intergeracionais
A ação “Família no Museu” acontece no terceiro fim de semana do mês, nos jardins da Casa de Portinari. Propõe momentos de interação entre membros da família e valoriza a iniciativa dos pais em levarem seus filhos para conhecer museus e outras instituições culturais. Educadores acompanham as atividades, que vão desde leituras compartilhadas até jogos e brincadeiras que remetem aos tempos de infância do menino Candinho.

O projeto leva os visitantes a mergulhar no lado familiar do artista, que levou a cidade de Brodowski para suas obras. Ao final da atividade, os participantes recebem o certificado de “Família Legal” e são motivados a fazer uma foto e compartilhar nas redes sociais.
Data: 18 e 19 de abril (sábado e domingo)

Atividade Educativa: “Documentação como Fonte de Pesquisa”
A equipe educativa convida os visitantes a preencher um exemplo de ficha de documentação museológica de pesquisa de acervo. O objetivo é incentivar a observação e o registro das dimensões, materiais, estado de conservação e descrições dos objetos do museu.
Por meio da atividade, é possível refletir sobre a importância desses procedimentos em acervos dos espaços culturais e até mesmo estimular futuros pesquisadores e museólogos.
Data: 18 de maio (sábado)
Horários: às 10h e às 15h

Outras atividades do Museu Casa de Portinari nos próximos dias

Atividade Educativa: “Descubra Onde É”
Data: 14 a 19 de maio, às 10h e às 15h.

Apresentação do Documentário “Portinari 120 anos: A Evolução de um Artista”
Data: 14 a 19 de maio, das 9h às 17h.