opções de acessibilidade

Giardino Portinari promove contato com arte e história local ao ar livre em Brodowski (SP)

DATA    24/05/2024
Publicado por Museu Casa de Portinari

Espaço foi criado pelo Museu Casa de Portinari em parceria com a Prefeitura e empresas locais

Divulgação/Museu Casa de Portinari

O Giardino Portinari é uma ótima opção de lazer ao ar livre na cidade de Brodowski (SP) por promover o contato do público com muita arte e história local. O espaço fora dos muros do Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, tem uma mostra permanente de painéis com réplicas de pinturas e
ambiente arborizado. Confira, abaixo, todas as informações.

Giardino Portinari é uma verdadeira exposição a céu aberto

O Giardino Portinari é uma exposição a céu aberto criada pelo Museu Casa de Portinari em parceria com a Prefeitura Municipal de Brodowski e empresas locais, lançada em agosto de 2021. Na época, a inauguração do espaço lembrou duas datas importantes: os 100 anos da Semana de Arte Moderna e os 60 anos da morte de Candido Portinari.

O Giardino fica na avenida Dr. Rebouças, sem número, no bairro Nossa Senhora de Fátima – um dos acessos ao município de Brodowski para quem chega de Ribeirão Preto.

No local, há uma mostra com cerca de 20 painéis com réplicas de obras de Portinari que contemplam as relações do pintor com a sua terra natal. Há, também, painéis que abordam aspectos da história do município, como a imigração italiana e a memória ferroviária. Uma das peças homenageia a comuna italiana de Chiampo, cidade-irmã de Brodowski. As peças destacam também a convivência entre os povos e a proteção ambiental, temas importantes na sociedade contemporânea.

É um espaço arborizado e aberto ao público – uma ótima opção de local para um piquenique em família com muita arte, promoção de conhecimentos e diversão. Conta ainda com recursos de acessibilidade e um projeto luminotécnico que permite a visitação também no período noturno.

Acesse o site do Museu Casa de Portinari e confira as fotos de cada núcleo expositivo do Giardino Portinari.