Ir para o conteúdo

opções de acessibilidade

Pesquisa e Referência

Centro de Pesquisa e Referência “João Candido Portinari”

Entre os principais compromissos do Museu Casa de Portinari estão a conservação preventiva e a comunicação de suas coleções e da própria edificação, entendida como um objeto museológico, um bem cultural reconhecido e protegido pelos órgãos de patrimônio das esferas federal e estadual.

A “Casa 326”, espaço que acomoda o Centro de Pesquisa do Museu, detém destacada importância pela relação direta e indissociável com a casa do pintor, pela sua natureza composta por várias edificações que, pela vontade de Portinari, foram se unificando até se tornarem um todo, resultando num conjunto arquitetônico ímpar.

Adquirida em meados dos anos 1940, a casa serviu como ateliê do artista, se tornando uma área de experimentação, estudo e produção plástica. Telas como a de Santo Antônio, exposta na Igreja que leva o mesmo nome do santo, em frente ao museu, foram produzidas neste espaço que assume um significado inicial de laboratório, mas que em seguida, passa a ser, assim como os demais cômodos da casa da família, residência dos Portinari, acomodando netos, sobrinhos, filhos, irmãos que passavam temporadas reunidos, conservando o mesmo espírito que os unia durante a infância.

O uso da pequena casa como sede do Centro de Pesquisa e Referência do museu só foi possível graças a generosidade singular de João Candido Portinari, filho único do pintor Candido Portinari, proprietário da casa que a cedeu em comodato para atividades do Museu Casa de Portinari, gesto que permitiu o acesso às obras realizadas nas paredes da casa.

Daí a justa homenagem em batizar o CPR com o nome do filho do artista, que mais do que carregar um título que o liga a seu genitor, pesquisou exaustivamente a obra de Portinari, identificando, catalogando e organizando as mais de 5 mil obras do pintor.

Nesse sentido, o Centro de Pesquisa e Referência “João Candido Portinari” congrega e disponibiliza informações de Candido Portinari, servindo a comunidade de pesquisadores e interessados na vida e obra do artista e abre novas possibilidades para o entendimento da obra de Portinari e em particular para os trabalhos realizados em Brodowski.